abril 25, 2009

(des)educações...

- Não faças isso, Eva. Já és tão criticada. Se não fosses...
Porque é isto que se quer em Portugal. Os pais ensinam os filhos a dar importância àquilo que os outros podem achar, àquilo que os outros podem dizer. Não seria mais sensato educar os filhos de forma a não terem medo do que se pode dizer ou achar, de forma a estarem bem consigo próprios mesmo que não o estejam com o outro? Eu não sei, por enquanto sou apenas filha... Mas acho que se deveria ensiná-los a olhar em frente, de cabeça erguida, mas sempre com atenção ao que vem por trás. Desconfiança, é nisso que o Mundo se tem que basear. É impossível confiar em alguém, mesmo que seja alguém de confiança. Eu sou desconfiada; se calhar desconfio de coisas que nada tem que desconfiar, mas não lidando com as mesmas coisas todos os dias, é difícil confiar.
Outra coisa que me mete confusão são os circos. Não propriamente os circos, mas sim os animais do circo. Tigres? Leões? Elefantes? Lamas? Eles não pertencem ali nem a nenhum sítio de domínio humano. Onde o Homem mete as mãos, as mazelas são observáveis. Porque é triste estar a ver um tigre educado como um cão, a sentar, a fazer o que se quer. Então eu pensei como é que eles conseguem aquilo, e imaginei os maus tratos que, talvez, estejam por trás do que toda gente aplaude e paga para ver. Não encaixa... Os animais pertencem à Natureza, não a uma tenda!

2 comentários:

Anónimo disse...

Aplaudo-te com muita força por este texto, disses-te a verdade a cerca dos animais do circo. Eles não pertencem de todo ao dominio humano e os humanos gostam de domar só para se sentirem os maiores e os herois, recebendo todos os louros, mas esquecem-se que os animais tem sentimentos apenas não tem o sentido da expressão apurado e se tanto dizem para parar com a violencia domestica, porque nao se deve maltratar um humano então que se diga para nao maltratar os animais, são seres como nós e tem o direito e liberdade de viverem em paz! Nenhum circo de tenda é tão bom como o circo du solei, que é só humanos a fazer coreografias estrondosas. Adoreeiii (:
Ui já tiveste teste? eu nunca fui à madeira nem sei como é aquilo..gostava de lá ir.

U disse...

A mim prendem-me em casa, não se acreditam que sou uma porca selvagem. :/