junho 08, 2009

Marcas - da humanidade.

Dizer que o humano é dividido em raças é xenofobia e racismo. Não, não é. Apenas é xenofobia e racismo, porque a cruel necessidade (conceito lamarckiano) de ser superior aos restantes seres - aos quais não se equipara - o faz dissimular-se, arranjando palavras e apêndices para mostrar que não somos como os demais seres vivos. Talvez devessemos preocupar-nos se ouvissemos Marca Caucasiana, Marca Negra, Marca Asiática... Mas o que estou para aqui a dizer? Esses também estão certos, o Homem é uma máquina programável e manipulável, porque não se há-de dividir por marcas? Têm razão, têm razão em dizer que falar em raças é xenofobia e racismo.

4 comentários:

Inês disse...

Há duas vertentes: aquela em que é xenofobia e racismo, e aquela em que não.
É, porque somos todos iguais e não devemos ser rótulados. Mas também não é, porque xenofobia e racismo é a indiscriminação dessas mesmas 'raças' e quando alguém diz «O meu melhor amigo é caucasiano» não está propriamente a ser xenofóbico.

Se formos pela primeira hipótese, para além de existir xenofobia e racismo, também há o semitismo.

Há diferenças entre 'raças' e 'marcas'. Mas a verdade é que não dizemos «Aquele peixe é de raça palhaço».

Aragorn disse...

Em resposta ao comentário da inês, acho que ela terá querido dizer anti-semitismo e não semitismo, pois semitismo refere-se à cultura Judaica e não propriamente a um preconceito como o racismo e a xenofobia, por outro lado o anti-semitismo já é uma aversão/preconceito emr elação À cultura Judaica, em suma uma forma de preconceito tal como o racismo e a xenofobia só que focada num universo mais restrito. Poderás incluir outros preconceitos que o Homem possui, olha o machismo ou uma simples aversão ao Islamismo, e infelismente existem muitos mais, mas o preconceito já se instalou na Natureza Humana.

al disse...

LOL xD marcas, cristina? até tem a sua lógica, visto que somos uma sociedade consumista que gostamos de organizar tudo em categorias.. lol

adoro estas tuas reflexões :D *

Inês disse...

Exacto, Aragorn, anti-semitismo. Obrigada pela correcção.
Eu dei o exemplo da cultura judaica porque é o exemplo mais explícito e horrendo que temos na sociedade (Holocausto).