junho 30, 2009

Sete-Sóis-Luas-Sete

Uma vez por outra Blimunda levanta-se mais cedo, antes de comer o pão de todas as manhãs, e, deslizando ao longo da parede para evitar pôr os olhos em Baltasar, afasta o pano e vai inspeccionar a obra feita, descobrir a fraqueza escondida do entrançado, a bolha de ar no interior do ferro, e, acabada a vistoria, fica enfim a mastigar o alimento, pouco a pouco se tornando tão cega como a outra gente que só pode ver o que à vista está. Quanto isto fez pela primeira vez e Baltasar depois disse ao padre Bartolomeu Lourenço, Este ferro não serve, tem uma racha por dentro, Como é que sabes, Foi blimunda que viu, o padre virou-se para ela, sorriu, olhou um e olhou outro, e declarou, Tu és Sete-Sóis porquê vês às claras, tu serás Sete-Luas porque vês às escuras, e, assim, Blimunda, que até aí só se chamava, como sua mãe, de Jesus, ficou sendo Sete-Luas, e bem baptizada estava, que o baptismo foi de padre, não alcunha de qualquer um. Dormiram nessa noite os sóis e as luas abraçados, enquanto as estrelas giravam devagar no ceu, Lua onde estás, Sol aonde vais.
Memorial do Convento - José Saramago

O meu escritor de eleição, always. É incrível eu ouvir perguntas Como é que ele consegue ser Prémio Nobel, se nem usa pontuação, nem dá para perceber o que ele diz?. Eu só tenho estas palavras: a verdadeira e melhor arte não é ordinária. Gere uma incrível lucidez, apesar da idade, sendo mais jovem do que todos esses fecundos animais, que mais que isso não são, nem somos, em tenra idade. Se fosse meu encargo solicitar a pessoa que comigo passará o resto dos dias, salvos sejam, seria alguém com esta personalidade, esta forma de olhar o mundo, esta forma de surpreender, esta forma de saber como e quando criticar, esta forma de ser aquilo que é um Homem, ser-se humano.

5 comentários:

al disse...

José Saramago é um SENHOR! ele não usa pontuação, mas quem sabe ler, percebe muito bem --'

um beijinho :P *

Aragorn disse...

Bem tirando o Ano da Morte de Ricardo Reis não tenho mais nenhum livro do homem, mas pelas respostas que dá a provocações públicas, só tenho uma palavra para o homem "desorganizado" :D, tu sabes o significado que ponho por detrás desta expressão. ;) Ainda não fui comprar o Memorial do Convento o tempo tem-m escasseado bastante.
P.s. Por falar em Dexter temos que nos encontrar para me passares a série. Também quero ver e se quiseres passo te a 4ª Temporada do Sobrenatural tá muito fixe ;) eu adorei :P

Joana disse...

é o melhor, sem dúvida. ainda me lembro.. começamos a ler saramago mais ou menos na mesma altura :)

sim, temos de combinar! amor amor, vem comigo ao marés vivas, plizzz!
ou então vens cá a fzz, depois de mil convites que ja te fiz -.-

João disse...

Para um bom entendedor, meia pontuação basta, ou nenhuma! :D hehehe eu gosto da sua escrita! Um beijinho*

João disse...

Tambem gosto das fotografias... mas hoje fiz paki uns rabiscos e sarrabiscos com cores... soube taooo bem! :D